A
programação funciona da seguinte forma:
·
Sub-rotina varredura: procura qual tecla foi acionada, uma vez que a
variável “tecla” é admitida com valor igual à 255, então, uma coluna é admitida
com sinal igual à1, verificando qual linha também tem sinal igual à 1. Logo, a
cada conjunto de linha e coluna com valor igual à 1, admitimos um valor para a
variável tecla. Isto nos permite descobrir qual tecla do teclado numérico está
pressionada.
·
Sub-rotina senha incorreta: informa ao usuário que a senha digitada está
incorreta e que a entrada permanecerá bloqueada.
·
Sub-rotina senha correta: informa ao usuário que a senha digitada está
correta e que a entrada está liberada.
·
Sub-rotina tabela:
enquanto o microcontrolador analisa a senha inserida e verifica se a mesma está
correta, esta sub-rotina apresenta uma animação de “pilha carregando” no
display LCD.
·
Main:
inicializa o módulo LCD e chama a sub-rotina Tabela para que as animações sejam
gravadas na memória do display LCD. Após isto, chama-se a sub-rotina Varredura,
verificando se há alguma tecla pressionada. O programa ficará nesta etapa até
que um evento externo (uma tecla pressionada) aconteça. Então, a variável “dig1”
assume o valor identificado pela variável tecla. Para segurança de dados contra
erros, o programa espera para o segundo caráter da senha ser inserido após a
variável tecla assumir novamente o valor de 255. Se nenhuma tecla estiver
pressionada e a variável tecla ainda estiver com o valor igual a 255, o
programa volta ao início, esperando que alguma tecla seja acionada.
Este processo se repete mais três vezes, somando ao todo quatro vezes, ou seja, uma senha com quatro dígitos. Ao chegar o quarto dígito, é chamado a sub-rotina carregando (animação entreter o usuário até que o PIC faça a comparação da senha inserida com a senha já programa previamente). Caso esta comparação obtenha resultados positivos, ou seja, a senha inserida estiver correta, é chamado a sub-rotina correta, que enviará um pulso à Ra.2, e após 100 mili-segundos será cortado. Este pulso neste tempo é o suficiente para acionar o solenóide e abrir a porta. Se a comparação obter resultados negativos, ou seja, a senha estiver incorreta, a sub-rotina Incorreta será chamada e informará ao usuário que a senha está errada, e nada mais acontecerá, retornando ao início do programa.
Este processo se repete mais três vezes, somando ao todo quatro vezes, ou seja, uma senha com quatro dígitos. Ao chegar o quarto dígito, é chamado a sub-rotina carregando (animação entreter o usuário até que o PIC faça a comparação da senha inserida com a senha já programa previamente). Caso esta comparação obtenha resultados positivos, ou seja, a senha inserida estiver correta, é chamado a sub-rotina correta, que enviará um pulso à Ra.2, e após 100 mili-segundos será cortado. Este pulso neste tempo é o suficiente para acionar o solenóide e abrir a porta. Se a comparação obter resultados negativos, ou seja, a senha estiver incorreta, a sub-rotina Incorreta será chamada e informará ao usuário que a senha está errada, e nada mais acontecerá, retornando ao início do programa.
A melhor forma de explicar o desenvolvimento de uma programação é através de fluxogramas.
Sub-rotina Varredura
Sub-rotina Senha Incorreta
Sub-rotina Senha Correta
Sub-rotina Tabela
Sub-rotina Carregando
Figura 14 – Main
Principal
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