segunda-feira, 10 de março de 2014

Modulação de Sinais


A técnica de Modulação é conhecida como o processo de modificar as características de uma onda (portadora) afim de representar informações significativas.

Existem alguns tipos de modulação, dentre eles a analógica e a digital. Quando fazemos a modulação, podemos alterar a amplitude (AM),alterar a frequência (FM), dentre outras.


Modulação Analógica: Também conhecida como modulação de onda contínua, onde a portadora é uma onda cosenoinal, o sinal a ser modulado é do tipo analógico ou contínuo.
Este tipo de modulação é mais aplicado em modulações AM e FM.

Modulação em amplitude (AM): neste tipo de modulação, a amplitude da portadora originada pelo transmissor varia de acordo com o sinal em função do sinal de interesse, o qual é chamado de sinal modulador. A frequência e a fase da portadora permanecem inalteradas.


Modulação em frequência (FM): já neste tipo de mdoulação, contrária à modulação AM, a amplitude da onda portadora é conservada, porém a sua frequência é alterada conforme as variações no sinal enviado.

A modulação FM é menos afetada por alguns tipos de interferências (como chuvas), além de ser melhor na transmissão de som, sinais de áudio e televisão e etc.

Modulação Digital: este tipo de modulação é usada quando estamos interessados em transmitir uma forma de onda ou mensagem, a qual faz parte de um conjunto finito de valores discretos.
As principais técnicas de modulação para sinais digitais são:

Modulação em amplitude por chaveamento;
Modulação em frequência por chaveamento;
Modulação em fase por chaveamento;
Por pulso.

Bibliografia:
Pizzotti, Ricardo. Modulação, PROTEVE, Midia eletrônica profissional. Disponível em: http://www.proteve.net/modulacao.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário